46º sessão ordinária, 23 de outubro (quarta)

Parlamentares participam da 46º Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Tarauacá no auditório cedido pelo SINTEAC, para as sessões de quarta-feira, durante o período de reforma e ampliação da Câmara Municipal, até 30/01/2020.


Presentes na sessão os vereadores: Antônio Araújo, Janaína Furtado, Carlos Tadeu, Diógenes, Nasso Kashinawa, Neirimar Cornélia, Ezi Aragão, Valdorzinho do Ó, Lauro Benigno.

A sessão foi presidida pelo vereador Antônio Araújo "Príncipe", vice-presidente da casa legislativa, secretariado pelo vereador Nasso Kashinawa e Neirimar Cornélia.


Pequeno expediente

No pequeno expediente legislativo, o vereador Francisco Silva (Nasso Kashinawa) realizou a leitura da ata da sessão anterior, que fora aprovado pelos parlamentares. Também fora comunicado aos parlamentares que houve resposta aos requerimentos nº 71, 72, 73, 74, 75, 76, 77, informado que houve resposta do Depasa mediante ofício nº 2141 ao pedido de providência nº 92, 96 e 97.


Grande expediente


Entrada de projetos

Projeto de Lei nº 25/2019, de autoria do Poder Executivo Municipal: "Dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2020 e dá outras

providências" para ser analisado pelos parlamentares e comissões.


Os vereadores devidamente inscritos fizeram uso da tribuna para reivindicar melhorias em prol da população. Dando início aos trabalhos,


O vereador Lauro Benigno, reforçou sua indignação com o processo licitatório da prefeitura para aquisição de troféus, alegando que não existe ações esportivas nem apoio as ações realizada pela sociedade civil. O vereador também cobrou o poder executivo para realizar a limpeza urbana nas proximidades do Igarapé do "Buchão", relatou a insatisfação dos moradores do local e reforçou que já pediu providências através do pedido nº 97/2019. O parlamentar defendeu também a contratação de mais agente de saúde comunitária (ACS) já que existe vagas no quadro municipal, devido a vacância de servidores, afim de ajudar a combater a dengue, zica e chikungunya. onde a poulação está revoldada e cobrando lmpeza do local. Lauro também contestou a morosidade da secretaria de educação em resolver e regularizar as escolas com as obras de revitalização e reforma, vez que há dinheiro em conta para a ação, bem como, diz novamente que há reclamações de falta de merenda escolar nas escolas da zona rural. Por fim, o parlamentar cobrou providencias para manutenção da rua Justimiano de Serpa, em apoio a população, que clama por melhorias. Assissta o vídeo no face: https://m.facebook.com/lauro.benignodesouza/videos/2607212976002119/


O vereador Antônio Araújo (Príncipe) apresentou os resultados de sua agenda em rio branco, começou informando que esteve no SENAC, Energisa, Secretaria de Assistência Social, e participando de um seminário sobre a hanseníase. Na energisa buscou esclarecimentos por parte da direção da empresa sobre os constantes apagões ocorrido na cidade taracauene, e sobre a complementação de funcionários para melhor atender os consumidores que usam os serviços de energia elétrica da empresa. No Senac o parlamentar informou que buscou parceria para disponibilização de cursos aos municípes, especialmente técnicos, para os estudantes que estão nos últimos anos do ensino médio, para ajudar na formação e também na obtenção de emprego. Na defesa em prol dos idosos, Príncipe, diz que esteve na secretaria de assistência social do estado buscando contrapartida do governo para ajudar no lar novo hamburgo, e frisou que buscará ajuda da população, pessoas para doar material para uma reforma e pintura em prol dos assistidos no local, garantindo melhor conforto e vida social, durante a estada no local. Cobrou atitude da administração da prefeitura do município para resolver a situação que ocasionou a paralisação da obra da unidade de saúde Maria Espanhol no bairro Triângulo, afim de que, seja retomada, e concluída em prol da comunidade. O parlamentar também expressou a vontade de criar um grupo de apoio as pessoas obesas, tendo em vista que a obesidade é fator de risco para diversas doenças como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus tipo 2, distúrbios do colesterol ou triglicerídeos, doenças cardiovasculares, insuficiência cardíaca, apneia do sono e vários tipos de câncer. O vereador repudiou atraso nos atendimentos do TFD (Tratamento Fora do Domicílio) e dos serviços do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), Príncipe também relatou que os parlamentares unidos devem ingressar com uma representação no Ministério Público (MP) para solucionar os problemas do aparelho de raio x no hospital estadual Dr. Sansão Gomes.


Vereador Ezi Aragão, abordou na área de educaão, sobre o encontro realizado na capital acreana (Rio Branco) com os presidentes de comissões de educação, promovido pela ALEAC (Assembleia Legislativa do Estado do Acre), informando que o debate girou em torno do novo Fundeb, que houve a definição do dia nacional para mobilização sobre o Fundeb, e ressaltou que defendeu os interesses da educação de tarauacá no evento, demonstrando as necessidades educacionais da região. O parlamentar disse que propôs uma audiência com os municípes para apresentação das demandas locais. Criticou a falta de merenda nas escolas estaduais da zona rural de tarauacá. Na saúde o parlamentar chamou atenção para a alto número de mortes registrado na maternidade do município e também na restrição dos exames ofertados pelo Hospital Sansão Gomes.


A vereadora Janaína Furtado, comunicou e convidou aos nobres vereadores e a plateia da internet, ligada pelo facebook, que na próxima segunda (28), as 19 horas, haverá uma ação na escola Djalma + Aiala, para homenagear os estudantes do intercâmbio. Seguiu informando que esta humilde ação é uma forma de estimular e valorizar os estudantes, para que continuem sua formação da melhor forma possível, com valores éticos e morais ilibados, em prol de uma tarauacá e brasil melhor.


O vereador Nasso Kashinawa começou o seu pronunciamento agradecendo o vereador Lauro Benigno, pela cessão do espaço para realização da sessão ordinária as quartas-feira, durante o período de obras da Câmara. Criticou veementemente a fala do presidente Jair Messias Bolsonaro sobre a amazônia e os índios. De acordo com o parlamentar se o presidente soubesse as riquezas da amazônia e a importância dos índios na cultura do brasil e do mundo, não falaria bobagens. O parlamentar também comentou que falta um plano de governo integrado entre a união, estados e município, para minimizar ou zerar a violência no país e por fim novamente criticou que a saúde tanto municipal quanto estadual estão precárias e precisam de remédios urgente, para beneficiar a população, e denunciou a falta de merenda escolar na zona rural da cidade, e exigiu solução imediata e mais atenção com a educação taracauense. Também defendeu que a administração atual do executivo faça as manutenções nos ramais e disponibilize caminhãoes para escoar a produção de alguns produtores que ainda não possuem transporte.


Ordem do Dia

Sem assuntos a tratar.


Comunicações ao parlamentares

Houve a entrada do Projeto de Lei (PL) nº 25/2019, de autoria do Poder Executivo Municipal: "Dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2020 e dá outras providências" para ser analisado pelos parlamentares e comissões, afim de serem apreciados e votado após as análises e alteração necessárias.


Galeria de Fotos


Menu da Transparência

Saiba como e onde o Prefeito tem investido as arrecadações.

      Portal da Transparência

Desenvolvido por

DECORP - Conectando pessoas
ac-tarauaca-bandeira.jpg

Contato (SIC Físico)

Câmara Municipal de Tarauacá

CNPJ 04.052.734/0001-75

Av. Cel. Juvêncio de Menezes, 396
CEP 69970-000
Tarauacá, Acre, Brasil

camaratk@gmail.com

+55 (68) 3462 2098

Segunda a sexta: 07:00 as 13:00