Fique por dentro do que rolou na 44ª Sessão Ordinária da Câmara de Tarauacá

Durante a manhã desta terça-feira (24) aconteceu na sala das sessões Antônio Américo de Figueiredo a 44ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Tarauacá. A sessão foi liderada pelo Presidente, vereador José Gomes de Souza "Raquel", secretariado pelo vice-presidente da Casa, vereador Antônio Araújo "Príncipe" e pelo 1º Secretário, vereador Nasso Kashinawa.

Presente os parlamentares:

  1. Vereadora Janaína Furtado

  2. Vereadora Neirimar Lima "Veínha"

  3. Vereador Lauro Benigno

  4. Vereador Ezi Aragão

  5. Vereador Valdozinho do Ó

  6. Vereador Diójenes

  7. Vereador Antônio Araújo "Príncipe"

  8. Vereador José Gomes de Souza "Raquel"

  9. Vereador Nasso Kashinawa

  10. .Vereador Carlos Tadeu

  11. Vereador Radamés - Ausente (por motivo de saúde)

Aberto o pequeno expediente, o 1º Secretário leu a ata da sessão anterior e anunciou as respostas aos pedidos de providência 85, 86, 87 e 88, e também a resposta ao requerimento 69 e indicação 37.


Os pedidos de providência 90 e 92, requerimentos 76, 77 e 78 e a indicação 41, apresentados na sessão passada, foram aprovados pelos parlamentares presentes na sessão, que nada mais tendo a deliberar, fora encerrada pelo Presidente.


Declarado aberto o grande expediente, os parlamentares fizeram uso da Tribuna.


Assista os discursos dos parlamentares pelo facebook (Ordem Alfabética):


Vereador Antônio Araújo "Príncipe"

https://www.facebook.com/antonio.araujo.7796/videos/2664348383596110/

O vereador Príncipe usou a tribuna para demonstrar sua indignação com a Energisa, empresa de distribuição de energia do estado do acre, haja visto o aumento nos valores das contas de luz da população Taracauense e demais municípios do Acre, criticou a medida e ainda exigiu correção e manutenção na rede de distribuição para evitar os constantes apagões que o município vêm sofrendo. Durante o discurso propôs inclusive a criação de uma ação civil pública contra a Energisa. Comentou sobre a visita que realizou nas Unidades Básica de Saúde (UBS) do município, a pedido da população, e identificou problemas que são simples de serem solicitados e que em breve notificaria a Secretaria de Saúde, falou também sobre o entrave da reforma da UBS Maria Espanhol. Cobrou que o médico aprovado e apto no concurso da saúde fosse lotado imediatamente na UBS José Leôncio, conforme solicitado pelo seu colega de parlamento, mediante o pedido de providência nº 090/2019 (Lauro Benigno). Pediu que os profissionais de saúde, dessem mais atenção aos pacientes e a população que procuram por atendimento nas unidades de saúde da cidade. Agradeceu ao ex-deputado federal Siba Machado e o atual deputado federal Jesus Sérgio pela liberação de recursos para aquisição de 02 (duas) meios de transporte, tipo van, para auxiliar no traslado de pacientes e a população entre os municípios e disse que irá acompanhar a aquisição por parte do poder executivo municipal.

Nas considerações finais o vereador Príncipe fez um desabafo, vez que não houve o reconhecimento da atuação da Casa, dando como exemplo o Projeto Cidadão, e por fim, cobrou melhorias na rede elétrica do Ipepaconha.


Vereador Carlos Tadeu

https://www.facebook.com/carlos.tadeu.967806/videos/401623353881427/

O vereador Carlos Tadeu também fez uso da tribuna, iniciou o discurso falando sobre a terceirização do setor de energia elétrica no Brasil e no estado do Acre. Segundo o parlamentar o objetivo da terceirização é melhorar a qualidade do serviço e torná-lo mais barato e acessível. Mas infelizmente está acontecendo o contrário, o povo de Tarauacá continua com um serviço de péssima qualidade, vários locais sem iluminação da Energisa e ainda valores muito mais altos nas contas de luz, o que hoje, tem gerado reclamação generalizada e a empresa não se manifesta, a não ser para pôr a própria culpa no povo, que nada pode fazer, infelizmente, vez que há um monopólio no setor no Estado. Reconhecer o trabalho da deputada federal Jéssica Sales na destinação de recursos para o município de Tarauacá, mas criticou a saúde pública local, vez que está constato ausência de medicamento e precariedade dos serviços prestados nas unidades de saúde da cidade. Ainda, criticou a atuação da Secretaria de Assistência Social, e pediu mais carinho atenção amor e respeito no tratamento ao próximo, segundo o parlamentar, todos aqueles que vão até a Assistência Social precisam de apoio e ajuda, e não podem ser ignorados, pelo contrário, precisam de apoio nesse momento, por isso exige respeito e informou que em breve novas solicitações ao órgão serão enviadas.


Vereadora Janaína Furtado

https://www.facebook.com/janainafurtadotk/videos/1456283921176602/

A vereadora Janaína fez um pronunciamento rápido, contestou a quebra de acordo com a Educação referente o que foi pactuado sobre auxílio alimentação. Questionou a ausência de iluminação e frequentes apagões na comunidade do bairro Gregório.





Vereador José Gomes de Souza (Raquel)

https://www.facebook.com/pg/raqueldesousatk/videos

Após o encerramento da sessão ordinária, o presidente da Câmara, vereador José Gomes "Raquel" convidou a mesa diretora para uma reunião, para apresentar os últimos detalhes da execução do projeto de reforma e ampliação do parlamento, o qual a cerimônia de assinatura da ordem de serviço, será realizado dia 27 de setembro de 2019.










Vereador Lauro Benigno

https://www.facebook.com/lauro.benignodesouza/videos/2549177351805682/

O vereador Lauro Benigno, no seu discurso, informou aos seus pares e a população, que sua ausência nas últimas sessões ordinárias, ocorreram devido ele estar tratando de questões educais junto ao Sindicato SINTEAC e também acompanhando sua filha, que encontrava se com problemas de saúde. Sobre a demissão dos aposentados, o parlamentar ressaltou a legalidade na atuação dos mesmos pois não atingiram a idade compulsória. Parabenizou e desejou sucesso a todas as novas lideranças eleitas para presidentes de bairros no município de Tarauacá. Criticou o número de atendimento odontológico ofertado pela rede municipal de saúde nas unidades, e a falta de médico na UBS, ambos os assuntos, o parlamentar encaminhou proposições para o município solucionar na maior brevidade possível. Por fim, o parlamentar criticou a Secretária de Administração de Tarauacá, Sra. Emilly, sobre a trapalhada no trato da coisa pública "auxílio alimentação" dizendo que discorda e questiona o possível atraso no pagamento dos mesmos.


Vereador Nasso Kashinawá

https://www.facebook.com/Vereadorcaciquenassokaxinawa/

Vereador Nasso Kashinawá, discursou parabenizando todos os presidentes de bairro eleitos, e desejou a todos muito sucesso na missão de ajudar os moradores dos seus bairros e o próprio parlamento na proposição e fiscalização, e se colocou a disposição de todos. Justificou sua ausência nas últimas sessões por motivos de doença, e falando com 1º Secretário, foi incisivo ao alertar seus pares, nobres vereadores, para permanecerem até o fim da sessão, demonstrando respeito para com o povo e o parlamento mirim.







Galeria de Fotos


Menu da Transparência

Saiba como e onde o Prefeito tem investido as arrecadações.

      Portal da Transparência

Desenvolvido por

DECORP - Conectando pessoas
ac-tarauaca-bandeira.jpg

Contato (SIC Físico)

Câmara Municipal de Tarauacá

CNPJ 04.052.734/0001-75

Av. Cel. Juvêncio de Menezes, 396
CEP 69970-000
Tarauacá, Acre, Brasil

camaratk@gmail.com

+55 (68) 3462 2098

Segunda a sexta: 07:00 as 13:00