Príncipe participa de seminário sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de Hanseníase na capital

O Vereador Antônio Araújo (PT) participa na capital do estado do Acre (Rio Branco) do Seminário

Ações de Promoção: prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação em saúde das pessoas atingidas pela Hanseníase.

O seminário é uma realização do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e organizado pela Promotoria Especializada de Defesa da Saúde, Natera e Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase e - MOHAN/AC, e acontece na sede do órgão ministerial (MPAC), entre os dias 3 e 4 de outubro. Serão 2 (dois) dias debatendo o fluxo de atendimento e propostas de descentralização e os desafios e estratégias municipais.

O objetivo do seminário é discutir sobre as ações de prevenção, diagnóstico, tratamento da hanseníase com vistas ao processo de descentralização de cuidado, encaminhamentos de propostas de descentralização, construção de fluxos e cronograma de capacitação de equipes de referência.

Segundo Príncipe, levar esperança e amor para as famílias que possuem parentes com hanseníase, é uma forma de ajudá-los a superar esse drama.

"Apoio a causa, e quero ver todas as pessoas com hanseníase curadas. Poucos sabem, mas a doença é curável e pouco contagiosa, há necessidade de mais amor por parte dos familiares e amigos, e sim, buscar tratamento junto as unidades de saúde municipais e estaduais", pontua Príncipe.

SOBRE A HANSENÍASE

Fonte: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/hanseniase-lepra/

Hanseníase ou lepra, nome pelo qual a enfermidade era conhecida no passado, é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, em memória de seu descobridor. É provável que a transmissão se dê pelas secreções das vias aéreas superiores e por gotículas de saliva. A doença pode apresentar principalmente 4 formas clínicas: indeterminada, borderline ou dimorfa, tuberculoide e virchowiana. Em termos terapêuticos, somente 2 tipos são considerados: paucibacilar (com poucos bacilos) e multibacilar (com muitos bacilos).

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE HANSENÍASE

Assista o vídeo (Dr. Egon Daxbacher)