Vereadores apresentam sugestões para auxiliar o município no combate e enfrentamento ao covid-19

Os Vereadores da Câmara Municipal de Tarauacá, realizaram uma reunião nesta terça (19) com representante da saúde do poder executivo municipal. O objetivo foi dialogar e apresentar ideias para conter o avanço do novo coronavírus na terra do abacaxi.

Durante a reunião, que teve duração de aproximadamente três horas, os parlamentares apresentaram ainda através do OF/EXP/CMT/Nº 066/2020 datado de 19 de maio de 2019, um conjunto de 19 medidas e sugestões, para apoiar no combate e enfrentamento ao novo coronavírus.

Entre as propostas dos vereadores, destacam-se a distribuição da merenda aos estudantes em forma de cesta básica, orientações nas vias públicas através de carro de som volante, compra de respiradores, atendimento psicológico e mental aos pacientes monitorados e com suspeitas, valorização dos servidores da saúde e aquisição de novos equipamentos de proteção individual e até medidas mais enérgicas, como o lockdown (confinamento, fechamento total do município),

As medidas foram debatidas, várias o executivo municipal diz que não podem ser implementas por ausência de estruturas e custos elevados, mas em contrapartida, outras serão analisadas. Os representantes do executivo, também alegaram que precisam do apoio do Ministério Público do Estado do Acre e da Polícia Militar do Estado, para cumprimento do Decreto Estadual e Municipal.

Durante a reunião os vereadores cobraram também que a prefeitura destine um local (seja escola ou outra área) com condições dignas para receber os pacientes com casos confirmados, para que haja o acompanhamento por profissionais médicos e outros, e somente libere-os após a recuperação, cura, até para, não contaminar os demais familiares e amigos.

Participaram do encontro representantes da Câmara Municipal e pela Prefeitura de Tarauacá, o procurador jurídico municipal, Dr. Robson, Secretária Municipal de Administração Emilly Leal, Secretário Municipal de Saúde, Raimundo, coordenador de vigilância, enfermeiro Iago, e a Laura Pontes, representando o Hospital.