Deputado Eduardo Velloso se encontrou com Vereadores do município

Por Reginaldo Palazzo - O dia dos Vereadores hoje abrangeu além da Sessão Ordinária uma visita pré-agendada do Deputado Federal Eduardo Velloso do Partido União Brasil.

Velloso primeiramente veio agradecer os votos obtidos no município para sua eleição e concomitantemente fazendo-se mais conhecido.

Mas o Deputado veio também ouvir as demandas da sociedade tarauacaense para que possa estudar o envio de Emendas Parlamentares pelo seu gabinete.

Para isso ouviu a principal demanda dos Vereadores que apontaram para duas áreas críticas prioritárias.

Uma é na área da saúde no qual o munícipe tarauacaenses que tem que fazer hemodiálise em Cruzeiro do Sul no hospital regional onde se dispõe o aparelho mais próximo.

Isso demanda muito sacrifício tendo em vista que o paciente tem que ir aquele município três vezes por semana.

Um aparelho de endoscopia também foi reivindicado, bem como equipamentos que ajudem no escoamento da produção agrícola.

Outra área priorizada pelos Vereadores foi tanto a capacitação, tratamento e distribuição de água que segundo eles está muito aquém da demanda municipal necessária.

Presentes estavam também representantes da AFAT - Associação de Famílias e Amigos de Pessoas com TEA e TDAH de Tarauacá, onde sua Presidente a Srª Rodnéia Guilherme apresentou sua reivindicação solicitando ao Deputado Velloso a destinação de recursos para construção de um espaço físico para a associação.

Hoje no município o serviço é terceirizado pelo município onde por falta de recursos o atendimento já foi interrompido, retornado a bem pouco tempo.

“Hoje no município temos 200 crianças com laudo e 100 na fila de espera, com a agravante que só são atendidos até os 12 anos de idade, nossa preocupação é que esse atendimento um dia possa ser interrompido”. Disse Rodinéia.

O intuito da associação é que em conjunto com outros parlamentares consiga-se angariar esse recurso para terem um espaço permanente tendo o município que arcar somente com os serviços especializados.

É um tratamento caro que atinge valores de 1,5 milhão ao ano, por isso a preocupação é pertinente.

Proposições apresentadas hoje pelos Vereadores durante a Sessão Ordinária:

Indicações

Do Gabinete do Vereador Dikim vieram as seguintes Indicações:

Indicação Nº 034/2023 para que a Câmara Municipal conceda o Título de Cidadão Tarauacaense ao Senhor Marcio Silva Pedroza, 44 anos, natural de Cruzeiro do Sul.

Justificativa - Tal Indicação justifica-se, pois essa homenagem é o mínimo que a Câmara Municipal poderia fazer, visto que esse cidadão presta relevante trabalho de Policial Penal há 15 anos e também como Instrutor na Auto Escola Felipe há 09 anos em nosso Município.

Por esta razão, conto com o voto favorável dos Nobres Pares, para a presente proposta, que objetiva conceder uma justa homenagem a esse amigo de Tarauacá.

Indicação Nº 035/2023 para que a prefeitura através da Secretaria de Saúde coloque uma Mini Farmácia em todas as Unidades Básica de Saúde - UBS da Zona Urbana e Zona Rural.

Indicação Nº 036/2023 para que a prefeitura construa uma Praça com um Mini Parque no Bairro do Corcovado, no local onde ficava o Posto Policial.

Do Gabinete do Vereador Valdor do Ó veio a Indicação Nº 037/2023 para que a prefeita doe um terreno no território que fica atrás da sede do Bombeiro para ser construída a sede da Associação de Famílias e Amigos de Pessoas com TEA e TDAH de Tarauacá - AFAT.

Do Gabinete do Vereador Carlos Alberto veio a Indicação Nº 038/2023 para que a prefeita através da Secretária Municipal de Obras faça reparos ou faça novas paradas de ônibus na BR 364 sentido TK/FJ e sentido TK/CZS.

E finalizando as indicações, do Gabinete do Vereador Lulu Neri veio a Indicação Nº 039/2023 para que a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras, realize a recuperação asfáltica na Rua João Pessoa, Bairro Centro.

Pedidos de Providência

Do Gabinete do Vereador Manoel Monteiro veio o Pedido de Providência Nº 050/2023 para que a Prefeita, através da Secretaria Municipal de Obras providencie que seja feito a manutenção (tapa buracos e limpeza) na Rua Enoque Gomes Coelho, Bairro Senador Pompeu.

Pedido de Providência Nº 062/2023 para que a Prefeita, através da Secretaria Municipal de Obras providencie que seja atijolada a Rua Benjamin Constant (trecho depois da escola Rilza), Bairro Senador Pompeu. [SIC]

Do Gabinete do Vereador Dikim veio o Pedido de Providência Nº 061/2023 para que a Prefeitura, através da Secretaria de Obras realize a pavimentação da Rua Ana Cristina Araújo da Silva (a rua inicia-se em frente à Empresa ZOPONE e sai dentro do Bairro Conquista).

Do Gabinete da Vereadora Maria Gleiciane veio o Pedido de Providência Nº 063/2023 para que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obra coloque bueiro na Rua Aurélio Souza (nas imediações onde tem três casas da mesma cor), Bairro Esperança.

Requerimentos

Do Gabinete do Vereador Manoel Monteiro veio o veio o Requerimento Nº 051/2023 para que seja encaminhado ao Diretor da ENERGISA, para que venha a esta Casa Legislativa para Explicar sobre o aumento que está tendo nas tarifas de energia.

Do Gabinete do Vereador Chico Batista vieram os Requerimento Nº 052/2023 e o Requerimento Nº 053/2023 como pode ser visto clicando nos arquivos abaixo.

Requerimento 52
.pdf