Vereadores Lulu Neri e Dikim apresentam novos Projetos. Todos entraram em apreciação

Professores, empresários e sociedade em geral poderão ser beneficiados

Por Reginaldo Palazzo - Os Vereadores que subiram à tribuna nessa terça-feira (5/10), foram unânimes em afirmar que a viagem que fizeram a Cruzeiro do Sul para o encontro com o Governador Gladson Cameli foi proveitosa por conseguirem expor todas as demandas necessárias ao município de Tarauacá.

Para os vereadores, essas demandas são de suma importância, o que acarretará diversas deliberações que devem e precisam ser escalonadas, diante disso vão acontecer outros encontros de vereadores a nível regional.

A priori, ficou acordado que o próximo encontro será no próprio município de Tarauacá faltando alguns ajustes para confirmar a data.

O Vereador e Vice-Presidente Lulu Neri (PSD), apresentou um Anteprojeto de Lei, o de Nº 009/2021 que “Institui o Programa ‘Educação Conectada’ no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de Tarauacá”.

A ação municipal visa a concessão de auxílio financeiro aos professores de educação básica, gestores pedagógicos, e diretores de ensino para aquisição de notebooks e subsídio para acesso à internet, essa lei tem o intuito de promover o desenvolvimento de atividades no ensino remoto.

Já o Vereador Dikim (MDB), apresentou 3 Projetos de Lei PL(s), sendo eles:

PL Nº 010/2021 que "Institui o 'Dia da Pessoa com Deficiência"

PL Nº 011/2021 que visa alterar a redação do § 1 do Art.1º da Lei Municipal Nº 822/2014 que dispõe sobre o limite máximo quanto ao Peso Bruto Total para veículos em circulação na zona urbana.

O Vereador explanou que isso é um desejo do empresariado local que ao invés de Julho adiante-se a liberação de entrada de caminhões para maio.

Nesse ínterim alguns Vereadores propuseram outras emendas modificativas o que levará a outras possíveis mudanças na Lei.

Finalizando nos Projetos de Lei, seu Gabinete ainda apresentou o PL Nº 012/2021 que determina o tempo máximo para atendimento ao público nas agências bancárias e suas signatárias com uma primeira advertência e depois multas de R$1.000,00 e R$ 2.000,00 respectivamente em caso de reincidências.

O Anteprojeto de Lei e os Projetos de Lei foram todos aprovados por unanimidade para entrar em apreciação.

Finalizando, houve algumas proposições de Vereadores sendo todas elas aprovadas em plenária:

Do Gabinete do Vereador Dikim veio o Pedido de Providência Nº 129/2021 para que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras utilize o concreto (Entulho), do Estádio Naborzão para colocar nos buracos da Rua Avelino Leal (subida da copa) e na Rua João Pessoa (no perímetro da subida para o Ipepaconha).

Do Gabinete da Vereadora Maria Gleiciane veio Pedido de Providência Nº130/2021 para que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras coloque bueiros (manilhas), na Rua João de Paiva, nas proximidades da Escola Rosaura Mourão da Rocha.

Do Gabinete da Vereadora Veinha veio Pedido de Providência Nº131/2020 para que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras, coloque bueiro (manilha), na Rua Leticia Rodrigues, no Bairro Avelino Leal.

Do Gabinete do Vereador Carlos Alberto (PC do B), veio Pedido de Providência Nº 132/2021 para que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, providencie Cuidador Escolar nos barcos que irão transportar os alunos. E que também providencie coletes salva vidas para todos os tripulantes de cada barco que fará o transporte dos alunos.

Do Gabinete do Vereador Manoel Monteiro veio o Requerimento Nº 029/2021 para que a Prefeitura prorrogue o prazo de validade do concurso 002/2019 da Secretaria Municipal de Educação, tendo em vista o prazo do mesmo já está se encerrando e ainda estamos vivenciando a Pandemia.

Estiveram presentes à Sessão de hoje os Vereadores:

Vereador e Presidente Francisco Feitosa Batista (PDT)

Vereador e Vice-Presidente Lulu Neri (PSD)

Vereador e 1º Secretário Manoel Monteiro (PC do B)

Vereador e 2º Secretário Dikim (MDB)

Vereadora Gleiciane (DEM)

Vereadora Veínha (PDT)

Vereador Valdor do Ó (PSDB)

Vereador Arife Eleamen (PSDB)

Vereador Pedro Claver (PSD)

Vereador Zé Prego (PSDB)

Vereador Carlos Alberto (PC do B).