Vereadores se reúnem com ONG Cão Amigo

Por Reginaldo Palazzo - Os Vereadores se reuniram hoje (06), com a ONG que se dedica aos cuidados dos cães desamparados no município de Tarauacá.

A reunião foi solicitada pelo jornalista e professor Raimundo Accioly membro da citada ONG Cão Amigo.

“Soubemos que a gestão municipal enviou um Projeto para a Câmara sobre um canil, por estarmos há anos lutando por essa causa gostaríamos de participar, disse Accioly, nosso intuito aqui é apenas colaborar, de forma alguma intencionamos algum tipo de ingerência no processo”. Frisou..

Por parte dos Vereadores houve agradecimentos pela intenção, haja vista o Projeto de Lei Nº 001/2023 que trata da criação e funcionamento ter entrado em apreciação, fase em que se debate o PL acrescentando, adaptando ou retirando partes que porventura estiverem em desacordo.

ONG Cão Amigo - História

Fundada em 2018 pelo Jornalista Raimundo Accioly sua esposa Janaína Furtado, Juma Teixeira, professora Francisca Santos, Bia Leão, Tamiles Oliveira, Juliana Ramos, Ludnia Bonfim, Maire Sampaio o falecido Eurico Paz, a Organização Não Governamental, ACA (Associação Cão Amigo), tem como objetivo central a defesa dos direitos dos animais.

A Constituição Federal é a fonte primária das normas do Direito Animal, pois dela se extraem a regra da proibição da crueldade contra animais e os princípios da dignidade animal, da universalidade, da primazia da liberdade natural, da educação animalista e da substituição.

Mas, eles também possuem uma Declaração Universal dos Direitos dos Animais que foi proclamada na sede da UNESCO, em Bruxelas, na Bélgica, em 27 de janeiro de 1978, e foi assinada por diversos Países, incluindo o Brasil.

Agora os Vereadores tem um prazo regimental de 15 dias para deliberarem sobre esse projeto podendo inclusive indicar uma audiência pública para debater o assunto tendo em vista que o assunto zoonoses é de vital importância para saúde do município porque se trada de doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas.

Atualidade

Atualmente fazem parte da diretoria os seguintes membros:

Tamiles Oliveira, Juma Teixeira, Accioly, Janaina, Dheina Gomes, Roneila, Josefina Mendonça e Kátia Aguiar.

A ONG continua seu trabalho de ativismo aceitando inclusive doações que podem ser feitas pelos números da Tamiles Oliveira (68) 999432778 e Juma (68) 999121914.

Uma das preocupações dos membros é sobre o que acontecerá com os cães que já estão no abrigo que chega a um total de 90 cães hoje, o que foi explicitado que a gestão municipal irá absorver toda essa demanda.

O Presidente Pedro Claver não pôde participar da reunião devido a compromisso pré-agendado.