top of page
  • Foto do escritorCâmara de Tarauacá

45º Sessão Ordinária, 22 de outubro de 2019 (terça)

Durante a 45º Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Tarauacá, os parlamentares apresentaram seus pedidos de indicação, requerimento e outros, em prol da população.


Presentes na sessão os vereadores: Janaína Furtado, Carlos Tadeu, Diógenes, Nasso Kashinawa, Neirimar Cornélia, Ezi Aragão, Valdorzinho do Ó, Lauro Benigno.


O vereador Presidente José Gomes (Raquel) e o vereador vice-presidente Antônio Araújo (Príncipe) não estiverem presentes na sessão, pois encontram-se cumprindo agenda na capital do estado (Rio Branco/AC). Nasso justificou a ausência do vereador Radamés.


A sessão foi presidida pelo vereador Nasso secretariado pela vereadora Neirimar Cornélia. Foi realizado a leitura da ata da sessão anterior e aprovada. Também foram apresentado as respostas a indicação nº 32, 41, 42, providências nº 81, 85, 90, 91, 93, requerimentos nº 65, 66, 76, 79 e 80. Após encerrado o pequeno expediente, no grande expediente os parlamentares apresentaram seus pedidos e também fizeram uso da tribuna.


O líder da prefeita no parlamento e vereador pelo PMDB, Valdorzinho Vieira do Ó, apresentou o pedido de indicação nº 43/2019, solicitando que a secretaria municipal de obras providencie a construção de lombadas nas ruas que estão sendo revitalizadas, com o objetivo de forçar os motoristas a reduzirem a velocidade de seus veículos, evitando acidentes. Questão de Ordem: Vereador Valdor apresentou questão de ordem, propondo ao presidente da sessão uma reunião para tomarem providências jurídicas para tentarem resolver o problema de atendimento no hospital e nas unidades básicas de saúde (UBS).


O 1º secretário e vereador Francisco da Silva Manoel (Nasso Kashinawa) apresentou o pedido de providência nº 94/2019 para que a prefeitura providencie transporte para que os moradores da Comunidade do Acaraú possam fazer o escoamento da produção agrícola, tendo em vista que.muitos moradores tem dificuldade de trazer sua produção para a cidade pela falta de um caminhão.


A 2ª secretária e vereadora Neirimar Cornélia de Jesus Lima (veínha) apresentou o pedido de providência nº 95/2019 para que a prefeitura através da Secretaria de Obras possa realizar a limpeza do cemitério, haja visto que na próxima semana, dia 1º de novembro, familiares e amigos visitam os túmulos dos entes queridos no cemitério, e atualmente o capim está muito alto.


O vereador Lauro Benigno (Presidente do Sinteac - seção Tarauacá) apresentou a indicação nº 42/2019, para que o município providencie serviço de aterro sanitário no final do bairro Ipepaconha, rua do Zé Louro. O parlamentar justifica a indicação, devido a lama nesse período chuvoso, que dificulta o acesso das pessoas, principalmente das crianças para irem a escola. O parlamentar também apresentou o pedido de providência nº 92/2019 alertando a Secretaria de Obras, para não jogar lixo no bairro do Ipepaconha, Há relatos de moradores que a própria prefeitura está jogando barro com destroços (plásticos, e outros tipos de lixo) contaminando a região. Para parlamentar, é necessário que a prefeitura dê exemplo. Ainda na sessão apresentou o requerimento nº 79/2019 para que a prefeitura envie a casa legislativa, informações sobre as reformas das escolas da rede municipal de ensino, tais como: andamento das obras, quantas já foram reformadas, qual o prazo para conclusão das obras que ainda estão em reforma, valor financeiro de cada reforma de forma individual, qual ou quais empresas são responsáveis pelas obras.


Lauro ao fazer uso da tribuna reivindicou da prefeitura e todo o seu corpo de direção, ações na área de promoção ao esporte. Para o parlamentar é nítido a inexistência de ações esportivas e outras práticas de desporto e lazer para garantir momentos de confraternização e práticas esportivas saudáveis para a população. Também questionou o descaso da administração municipal com o campeonato municipal de futsal e a falta de apoio aos atletas. Ainda alertou a municipalidade para realizar os reparos na iluminação no estádio. Lauro também questionou que o número de atendimento odontológico oferecido pelas unidades básicas de saúde (UBS) são poucos e não atende a toda a população. Denunciou também o descaso da administração para com o posto Triângulo. O parlamentar também lembrou que realizou com os colegas vereadores, visita a escola Almirante Barroso, e após conversa com a direção da escola e com o secretário Orlando, ficou acordado a construção do muro para a próxima semana. Também alertou sobre a ausência de itens que compõe a merenda escolar e problemas nas escolas, e diz que estará vigilante, afim de garantir uma boa educação para as crianças e terem escolas seguras e que possam proporcionar saúde para seus usuários.


A vereadora Janaína Furtado disse que tem percorrido o município, aproximando a população do poder legislativo, e houve muitas reclamações de descaso da gestão municipal na área da rodoviária. Esteve lá para verificar e constatou que a localidade está a aproximadamente mais de 4 (quatro) meses sem serviços de roçagem pelo poder público, e que atualmente, os moradores estão cuidando do local sozinhos. A vereadora revindica que a prefeitura adote as providências e passe a realizar a manutenção da área. A parlamentar também cobrou a extensão da rede de água na área pelo poder público.

Janaína também pediu apoio dos pares para garantir junto a Energisa (ex-eletroacre) a ampliação da rede elétrica em áreas de interesse social. Aproveitou para contestar o pensamento de alguns jovens quanto o empenho dos vereadores taracauenses com a causa esportiva, algumas quadras estão em péssimo estado de limpeza e conservação, a prefeitura não vêm cumprindo o seu papel e responsabilidade com o bem público e por fim lamentou a relação institucional entre o executivo e o legislativo, de acordo com a vereadora, muito ruim e sem diálogo, o que não é bom para a cidade e nem para o povo.


O vereador Carlos Tadeu usou a tribuna para criticar a área da saúde tanto a nível municipal e estadual. o parlamentar afirmou "a saúde nunca esteve nas mãos erradas como hoje" e continuou alegando que falta material para a realização de exames no hospital e unidades básicas de saúde em Tarauacá. Contestou a transferência de gestantes para o hospital, tendo em vista que o local além de superlotado, está precário de condições para receber as grávidas. Ainda indignado, o vereador questionou a quebra de promessa do governador Gladson Cameli (PP) quanto a melhoria da saúde pública e aplicação de multas em geral. De acordo com o parlamentar o que vêm ocorrendo é a piora no atendimento do hospital de tarauacá, inclusive diz que esteve com a secretária de saúde Mônica Feres, mas infelizmente, as promessas feitas a Tarauacá, não estão sendo cumpridas.


Carlos também cobrou visita aos trapiches para que a administração possa realizar a manutenção e revitalização, já que recursos foram destinados para a ação em decorrência da não realização do carnaval. O vereador ainda reivindicou melhoria nas ruas da cidade e por fim, comunicou a presença da diretora do hospital, senhora Laura na próxima terça (30/10).


Vereador Francisco da Silva (Nasso) foi breve em sua fala, reforçou a justifica da ausência dos parlamentares (José Gomes - Raquel, Antônio Araújo (Príncipe) e Radamés) por motivos de trabalho fora da municipalidade e agendas e demonstrou sua angústia com o triste cenário político do município. Pediu união aos parlamentares presentes em prol do progresso do município de Tarauacá.


ORDEM DO DIA: Não houve matéria a tratar, logo, declarado encerrada a 45º sessão de terça, 22 de outubro de 2019.



0 comentário
bottom of page