7ª sessão ordinária - 3 de março de 2020

Nesta terça (3) os vereadores Raquel, Carlos Tadeu, Nasso Kashinawa, Janaína Furtado, Francisco Diógenes, Valdozinho do Ó, Lauro Benigno, Radamés, Príncipe, Veínha e Ezi, estiverem reunidos para o 7ª sessão ordinária na Câmara Municipal de Vereadores.

Pequeno expediente

Durante esse expediente fora aprovado a ata da 6ª sessão ordinária e aprovado também a moção de pesar a família do senhor Antônio Alves Pereira (Antônio Budega) de autoria do vereador Valdor do Ó e os pedidos de providência nº 19 e 21, indicações nº 08 e 09, requerimentos nº 09 e 10, ambos de 2020. Também fora comunicado as respostas aos pedidos anteriores a saber: pedidos de providência nº 01, 02, 03, 04/2020 e resposta as indicações nº 3 e 4/2020.

Documentos:

Grande expediente

O vereador Lauro Benigno fez uso da palavra, dizendo estar ansioso para inauguração do novo espaço da Câmara, e teceu diversos elogios ao presidente por reformar e ampliar a casa do povo. O parlamentar também cobrou do poder executivo local a manutenção das escolas municipais, disse que em visita a zona rural durante o recesso de carnaval presenciou o abandono das instituições em Tarauacá, dando exemplo da Escola da Comunidade Paraíso (Rio Muru), e disse que a infraestrutura tem impacto direto no ensino da educação, denunciou que o poço não funciona por falta de combustível, carteiras deterioradas, goteiras em salas de aula, e ainda, muitos animais nas proximidades da escola. O parlamentar disse que fará um comuicado ao Secretário de Educação de Taraucá, para resolver os problemas encontrados na maior brevidade possível.

O vereador Carlos Tadeu iniciou parabenizando o vereador Radamés pela passagem do seu aniversário e leu o salmo 37, capítulo 4 para o parlamentar. Em seguida o vereador contestou a falta de ações de saúde da prefeitura para atender a zona rural, disse que não é com desculpas que os problemas serão resolvidos, mas com ações, destacando as realizadas pelo deputado Jenilson Leite, que recentemente fez uma ação solidário no local. Por fim, disse que irá acionar o executivo municipal através do Ministério Público devido a irresponsabilidade do município para o patrimônio público, antigo barco da saúde, afim de reverter a situação e garantir atendimento a população rural durante o período de estiagem dos rios locais.

O vereador José Gomes (Raquel - Presidente da Câmara) agradeceu o reconhecimento do vereador Lauro Benigno quanto a sua gestão, dizendo que se sente valorizado e acolhido, e que o trabalho foi de toda a legislatura. Aproveitou para atualizar os presentes sobre a obra, informando que no momento já está sendo instalado o som e dos condicionares de ar.

O vereador Príncipe, fez uma crítica ao poder executivo, informando aos presentes que está preocupado com a desassistência da prefeitura junto a zona rural no que tange a saúde pública, bem como, nas ações para auxiliar os produtores no escoamento da produção. Disse também que a rampa de acesso ao barco hospital está frágil e necessita de intervenção urgente, e pede a secretaria de obras que promova a manutenção e reforço necessário na rampa afim de evitar acidentes. O parlamentar também destacou que o atendimento odontológico realizado pela municipalidade está baixo e mais pessoas precisam ser atendidas, e ainda pontuou que está ocorrendo a ausência de médicos na rede de saúde municipal devido a falta de planejamento da Secretaria, visto que concedeu férias a diversos médicos.

A vereadora Janaína Furtado lembrou aos presentes que o ano é atípico devido as eleições de outubro do corrente ano, mas que a Câmara tem que continuar legislando em prol do povo, como vêm fazendo. A parlamentar parabenizou o presidente Raquel, pela reforma e ampliação da Câmara e na sua forma de governar o legislativo, e ainda, pelo seu compromisso com os pares disponibilizando a assessoria jurídica por parte do legislativo para tratar das ofensas impretadas pelos pares contra pessoas má intencionadas nas redes sociais.

O vereador Nasso Kashinawa pediu unidade do parlamento para atender o clamor da população taracauense. De acordo com o parlamentar a Câmara tem que insistir mais para que o município e demais entidades resolvam os problemas de iluminação pública, revitalização de vias do município e ainda no apoio a logísitica dos produtores rurais. Nasso também criticou a fragilidade na área da saúde, esporte e cultura da cidade. Por fim, parabenizou o vereador Radamés pelo seu aniversário.

Não há.

Sem inscritos.