Audiência Pública debateu problemas no INSS de Tarauacá, e de forma democrática encontrou-se solução

"Democracia", é assim, que podemos resumir em uma só palavra a audiência pública realizada na Sala das Sessões Antônio Américo de Figueiredo, na Câmara Municipal de Tarauacá.

Participaram do evento, o presidente em exercício da Câmara de Tarauacá, vereador Antônio Araújo "Príncipe" e os vereadores Janaina Furtado, Neirimar Lima, Carlos Tadeu Lopes, Valdozinho do Ó, Diógenes Fernandes, a prefeita de Tarauacá Marilete Vitorino, o vice-prefeito de Tarauacá Chico Batista; a Secretária Municipal de Promoção Social, Deise Figueiredo, o prefeito de Jordão Élson Farias, e representantes do INSS, Sr. Edilson Itani, Gerente INSS/AC e a Rondinele, Chefe da Agência Tarauacá – Acre.

O objetivo da Audiência Pública, foi entender os motivos na demora da entrega de resultados de perícias do INSS a população que precisa do serviço e a concessão de seus benefícios na qualidade de seguros.

Após serem ouvidas as reivindicações e reclamações da população e de autoridades dos municípios de Tarauacá e Jordão, que entre outros alegaram ausência de médicos peritos para atender as demandas provenientes de avaliações e dos resultados de perícias e aproveitaram a oportunidade para denunciar casos em que pessoas com perca de mobilidade total tiveram seus pedidos de aposentadorias negados, também, foram relatados aos gestores do INSS que o médico perito trabalha contra os que necessitam de auxílios.

As denuncias e reclamações foram ouvidas pelos gestores do INSS que assumiram o compromisso de pedir autorização junto ao órgão (em Brasília/DF) para realização de plantões, a fim de agilizar as análises periciais em atraso.

A Audiência Pública fora proposta pelo gabinete do Deputado Federal Jesus Sérgio em parceria com o Poder Legislativo Municipal de Tarauacá. Jesus Sérgio destacou:

"o diálogo e debate são muito importantes, colocar a população interessada, gestores e autoridades públicas e políticas entre os envolvidos, é o meio mais rápido para conseguir soluções aos problemas que se apresentam. Meu gabinete e meu mandato estão abertos a população e auxiliarei no que for necessário. Quero lembrar também, que protocolei ofício junto ao INSS em Brasília, onde já relatei as dificuldades enfrentadas pela população de Tarauacá e Jordão."

O Deputado também destacou que solicitou pessoalmente junto ao Secretário de Previdência do Ministério da Economia, Leonardo Rolim, destinação de médicos peritos, permanentes, para por fim as demandas em atraso em Jordão e Tarauacá, e já houve a sinalização por parte do Secretaria da Previdência do Ministério da Economia que o pedido será atendido.

Para o vereador Príncipe, vice-presidente do legislativo municipal e presidente em exercício, a audiência é um espaço para que o povo e as autoridades, dialoguem e busquem alternativas e soluções para os problemas que afligem a população.

"Estou feliz por essa audiência realizada em parceria com o deputado Jesus Sérgio, e com a presença de todos. Conseguirmos identificar os problemas na demora e acredito que os gestores do INSS darão a resposta que a sociedade precisa na maior brevidade possível, pois não podemos deixar as pessoas que necessitam dos seus benefícios ter que aguardar até 9 meses por uma análise ou perícia, isso é inadmissível", afirmou o vereador.

A maioria dos populares presentes na audiência saíram esperançosos e aguardam ansiosos pela solução do INSS, para que de fato, hajam médicos permanentes nos municípios, para agilizar os pedidos e análises, e conceder os benefícios a quem de fato precisa.