Câmara de Vereadores dialoga com autoridades e empresários sobre preço da carne no mercado municipal

A Câmara Municipal de Tarauacá, através do Gabinete do Vereador Antônio Araújo (Príncipe), convidou para uma importante reunião, os vereadores e representantes do poder executivo municipal, na pessoa da Prefeita Marilete Vitorino, do Secretário Municipal de Agricultura Cleudo Rocha, do Coordenador do Mercado Municipal, Raimundo Henrique Ximenes da Silva, e o empresário Ivan Rios, proprietário do Frigorífico Frigo Rios.

O pedido da reunião foi para dialogar sobre os aumentos do preço da proteína animal que no ano de 2020 aumento 3 (três) vezes, e com a nova Gerência do Frigorífico Rios, mais dois aumentos na tabela foram realizados, hoje, 16 de julho de 2020 o produto está sendo comercializado a R$ 12,50 (doze reais e cinquenta centavos) o quilo.

Participaram da reunião o vereador proponente Príncipe, o vereador Carlos Tadeu, o Secretário de Agricultura Cleudo Rocha, o Coordenador do Mercado Municipal, Raimundo Henrique. Já a Prefeita Marilete Vitorino e o empresário Ivan Rios, não puderam comparecer, mas justificaram a ausência, e solicitaram uma nova reunião em data futura para que possam participar e debater com o parlamento mirim a questão.

Na reunião foi deliberado um aumento de 0,25 (vinte e cinco centavos), passando o quilo para R$ 12,75 (doze reais e setenta e cinco centavos). para que não falte o produto no mercado, até que uma reunião como o proprietário do Frigo Rios seja realizada, e num diálogo democrático, o preço seja mantido e não mais aumentado, que é o que o parlamento espera.

Segundo o vereador Príncipe que acompanha essa luta há algum tempo. o município não pode regular o preço do mercado externo, mas tem o controle do preço dentro do mercado municipal, e o dever de garantir diariamente a carne no local, para que a população possa adquirir o produto com segurança e qualidade.

"Estou feliz pela normalidade do produto no mercado municipal, mas preocupado com os aumentos em tempos de pandemia, nossa população precisa consumir a carne, proteína animal, diariamente, mas com o preço do quilo com aumentos constantes isso se torna difícil, sem contar que a pandemia instalada tem retirado a renda de muitas famílias e reduzido o poder de compra do povo, alguns ainda conseguem comprar, outros já não mais, preciso congelar o preço do produto pelo menos até essa crise passar" destaca Príncipe.

Já o vereador Carlos Tadeu, pediu o compromisso do mercado e do empresário, para não aumentar mais o valor do produto esse ano, pois prejudica a população, especialmente as de baixa renda, que também precisam consumir o produto.

"Peço e clamo que possamos fechar essa pacto, de não haver mais aumento de preço esse ano para beneficiar a nossa população, principalmente num momento de pandemia como estamos vivenciando, que tem tirado a renda de muitas pessoas e o poder de compra de produtos essenciais, inclusive, de comer carne".

O Secretário de Agricultura, Cleudo Rocha, relatou o compromisso da prefeitura de não faltar produto no mercado e de garantir a segurança da população no ambiente.

"Assumimos o compromisso em nome da prefeitura e não faltará produto no mercado, e continuaremos zelando segurança dos produtos comercializados no mercado" pontuou.

Cabe destacar que o parlamento está de recesso de 1 a 31 de julho, mas os vereadores continuam trabalhando a serviço do povo, através da Comissão Parlamentar de Recesso, presidida pelo vereador Antônio Araújo.