Exemplo de gestão: Presidente Raquel, adquire moto 0km para o serviço do poder legislativo

Há dois anos o vereador Raquel, assumiu a presidência da Câmara Municipal de Tarauacá, e durante a sua gestão fez diversos avanços que ficarão de legado para a casa e demais membros da mesa diretora, vereadores e a população.

Nesta quarta-feira (30), o presidente da Câmara Municipal de Tarauacá, o vereador José Gomes de Souza (Raquel), recebeu do representante da Honda em Tarauacá, a primeira motocicleta 0Km da história do Poder Legislativo de Tarauacá, uma motocicleta modelo Bros 2020/2021.

O parlamentar taracauense está finalizando o seu mandato com muita veemência e sendo destaque como um dos presidentes de câmara mais atuantes da Câmara Municipal de Tarauacá.

É importante ressaltar que o veículo foi adquirido com recursos próprios respeitando o dinheiro público.

Raquel recebeu os parabéns de todos os vereadores, por mais este sonho que realizou frente à presidência do poder Legislativo da cidade de Tarauacá.

Exemplo de Gestão e legado

Desde que assumiu a presidência do poder legislativo, o vereador Raquel, trabalhou com transparência, hombridade e afinco para melhorar as condições da casa legislativa, ampliar a participação popular e ainda dar mais voz ao povo, sempre buscando soluções.

Para se ter noção do feito do vereador no biênio de 2019-2020, ele implantou o portal de transparência e institucional da Câmara, dando total transparência aos trabalhos dos parlamentares, inclusive, ação homenageada e reconhecido por agências externas, como Comunica+Ação e o Jornal Online Acre.com. Outra ato do presidente foi determinar a divulgação das atas das sessões no portal para consulta pública.

Com planejamento, ampliou o valor do duodécimo repassado pela Prefeitura e Câmara Municipal de 141 mil para 226 mil, aumento de mais de 60%, em apenas três de como presidente, possibilitando mais investimentos na qualificação dos servidores e possibilitando melhor trabalho para os vereadores.

Buscando a valorização dos servidores do legislativo o presidente concedeu aumento salarial aos servidores do legislativo em conformidade a Lei Municipal nº 939/2019 de 08/05/2019 que altera a Lei nº 331 de 1993 e instituiu o plano de classificação, empregos e salários com o objetivo de promover a valorização e o aperfeiçoamento dos mecanismo de controle interno incidentes sobre a gestão da Câmara e ainda cria novos cargos no poder legislativo, estabelecendo as diretrizes que precisam ser observadas na estruturação e funcionamento do sistema de controle interno, defasado há 26 anos concedendo reajuste de 33% para os cargos de auxiliar Administrativo, 40% para vigia, servente e copeiro, numa das primeiras medidas de sua gestão em favor do servidor, promovendo sua valorização e também sua qualificação. Raquel também nunca atrasou sequer um pagamento de salário de servidores e 13º salário, sempre pagando dentro do mês trabalhado.

Ainda visando a transparência pública e social, e querendo minimizar a zero as margens de erros na condução e gestão do parlamento, o vereador Raquel optou por nomear para o cargo de controlador interno, servidor de carreira do quadro do legislativo. Inclusive, deixou claro que a função do controle interno é garantir que não haja nenhum ato em desconformidade ao que preceitua a legislação brasileira e municipal vigentes, apurar todos os atos do presidente, mesa diretora, demais vereadores e servidores da Casa, e denunciar quem quer que seja que esteja cometendo desconformidades.

O presidente também trabalhou arduamente para dotar os servidores e vereadores de melhores condições de trabalho com equipamentos mais modernos e móveis ergonômicos, e conseguiu, novos equipamentos foram comprados como notebook, computadores, mobiliário novos e ergonômicos, e ainda realizou a reforma e ampliação do poder legislativo, uma obra incrível realizada em quatro meses, totalmente dentro do planejamento e sem atrasos, com recursos próprios da Casa, com investimentos de pouco mais de 325 mil reais, que injetou dinheiro na economia local, imposto de ISS para o município e emprego e renda para os moradores locais.

Raquel também em duas ocasiões, assumiu o cargo de Prefeito de Tarauacá, e em ambas ocasiões enfrentou problemas delicados, num a greve dos servidores da educação e no outro escolas da zona rural sem aula. Na primeira delas, greve dos servidores da educação conseguiu, como um bom ouvinte e articulador nato, atender as reivindicações do Sindicato e da classe trabalhadora da educação e encerrou a greve, que já prejudicava o ano letivo nas escolas da rede de ensino municipal da cidade. Na segunda, encontrou as escolas da zona rural do município paradas, sem aula, tendo em vista o atraso na publicação do edital de contratação, e imediatamente tratou de resolver a questão junto a Secretaria Municipal de Educação e com auxílio de órgão ministerial, agilizou o processo e conseguiu o retorno das aulas na zona rural.

Ainda, durante sua gestão frente a mesa diretora, veículos foram adquiridos, condicionadores de ar, realizado o inventário do patrimônio e catalogado tudo, além de ajustar o estoque e garantir um melhor controle das diárias e passagens dos parlamentares, além da divulgação dos atos legislativos (projetos de lei, indicações, requerimentos, notícias dos vereadores, sessões, atas, licitações e legislações em geral).

Na imprensa, apesar de tímido, o vereador Raquel, nunca deixou de atender jornalistas e blogueiros e nem a população, e sempre que convidado compareceu, mostrando o trabalho valoroso dos vereadores e da mesa diretora da 14ª legislatura (2017-2020).