Nota de esclarecimento
- Reginaldo Palazzo - DRT AC 203
- 4 de jun. de 2022
- 2 min de leitura

Resposta à matéria veiculada no site acre.com.br
Recentemente uma notícia veiculada em redes sociais publicou que o Ministério
Público poderá investigar diárias da Câmara de vereadores de Tarauacá.
Mesmo com pessoas e entidades sérias lutando diariamente no combate às Fake
News, é triste ver que ainda há indivíduos mal intencionados, compromissados com o retrocesso, que se utilizam de estratégias de disseminação de notícias maliciosas ou distorcidas para prejudicar a imagem do adversário, sob forte interesse público.
Estamos convivendo com notícias falsas de um “Jornalismo” tendencioso e sem amparo da verdade. E com isso, quero alertar a população para averiguar as fontes dos sites que propagam tais notícias, principalmente se o autor da informação veiculada é conhecido ou se utiliza de nomes fantasmas para apresentar um site que contém inúmeros vícios de identificação, o que pode acarretar a qualquer momento uma
responsabilidade civil por ato ilícito.
Haja vista, o referido site já ter respondido judicialmente por motivos pertinentes as suas publicações ardilosas.
Portanto, no meu fiel compromisso com a transparência, pelo total respeito que
tenho para com a população tarauacaense, venho por meio desta nota, esclarecer que não tenho nenhum receio á futuras investigações que possam surgir.
É necessário destacar que cabe ao vereador, como representante do povo, a
defesa de causas do povo tarauacaense, também fora do Município. É absolutamente legítima a atuação parlamentar, portanto, além dos limites no município.
O recebimento de diária é direito do vereador como agente político. Trata-se de compensação de gastos para custear as despesas com transporte, alimentação e hospedagem em razão da representação da população. Na Câmara Municipal de Tarauacá não poderia ser diferente. As leis fixam os critérios para concessão de diárias de vereadores, servidores efetivos e em comissão.
Ressaltamos ainda que, todos os procedimentos de diárias são feitos às claras, com dados disponíveis no Portal da Transparência. E mais uma vez, vimos reiterar nossa repulsa a qualquer tentativa de macular a concessão de direito legitimo dados aos parlamentares desta municipalidade.
Afirmamos que esta Casa Legislativa se coloca à disposição para colaborar com futuras e eventuais investigações. Na realidade, é nosso dever o incentivo de qualquer ação que combate a corrupção e que visam salvaguardar o bom uso de recursos públicos.
Por fim, reafirmamos nosso comprometimento com a ética, respeito e zelo com a transparência pública, liberdade de expressão, bem como em relação a representação do povo tarauacaense na luta pelas reivindicações e interesses sociais.
Atenciosamente,
Francisco Feitoza Batista
Presidente da Câmara de Vereadores de Tarauacá-Acre
Comments