Servidora da Casa Legislativa participa de treinamento sobre o Sistema de Patrimônio Público

O crescimento das demandas e a consequente expansão necessária para o atingimento dos interesses coletivos têm feito com que as entidades públicas busquem cada vez mais por ferramentas que possam vir a auxiliar na realização de um controle patrimonial cada vez mais eficiente e eficaz dentro das instituições. Sendo de suma importância a utilização destes métodos, não apenas por uma questão de conformidade com as legislações vigentes, mas sim como sinal de comprometimento com a população, uma vez que os recursos utilizados para a aquisição destes materiais são fruto de impostos, taxas e contribuições repassados às Administrações Públicas por estes. Isso torna indispensável que administradores e administrados se conscientizem da importância da proteção e defesa do patrimônio público.

Diante disto, o Poder Legislativo Municipal de Tarauacá, promove a capacitação de servidores, nos conceitos das legislações que balizam a atuação do sistema patrimonial, permitindo desta forma a realização de um paralelo entre a teoria e os métodos utilizados na vivência prática do setor, sendo possível assim, identificar os pontos positivos e também os pontos a serem melhorados no sistema utilizado pela instituição atualmente, que mesmo jovem possui formas de controle bastante consolidadas e funcionais.

O curso está sendo realizado em Rio Branco, AC, e sendo ministrado pelo analista de sistema Hinmer Sanchez, na sede da empresa Status Consultoria Contábil e Tributária (representante Betha no Acre), durante toda esta sexta (4). A servidora Luzirlândia Maria Marinho Fonteneles, está participando do treinamento e será a responsável pela área de patrimônio da casa de leis, e também responsável por replicar aos demais servidores o conhecimento adquirido neste treinamento. O objetivo da câmara é capacitar os servidores para atuarem no controle e gestão do almoxarifado e dos bens patrimoniais. Dentre os conteúdos que serão abordados durante o curso, destaque para as normas de padronização, classificação, codificação, catalogação, armazenamento e controle de bens públicos. Em relação a patrimônio, diversas leis e regras que regem a organização e a classificação do sistema serão objeto de discussão.