top of page
  • Foto do escritorCâmara de Tarauacá

49º Sessão Ordinária, 06 de novembro de 2019

Na manhã desta quarta (6) os vereadores José Gomes "Raquel", Lauro Benigno, Carlos Tadeu, Neirimar Cornélio "Veínha", Nasso Kashinawá, Antônio Araújo e Ezi Aragão, da Câmara Municipal de Tarauacá, estiveram reunidos no auditório do SINTEAC/Tarauacá, para a 49º sessão ordinária.


Pequeno Expediente

Como de praxe, no pequeno expediente, foi lido a ata da sessão anterior, aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes. Em seguida, fora realizado uma moção de aplausos, por indicação do vereador Antônio da Silva Araújo, para as seguintes pessoas: José Adriano Ribeiro da Silva, presidente da Federação da Indústria do Acre (FIEAC); Ofélia Ferreira Machado, gerente da Escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Flávio Pereira dos Santos. As moções de aplauso se devem a José Adriano e Ofélia Machado, por terem ofertado cursos de qualificação profissional no município de Tarauacá, já para o Flávio, a moção foi pela sua dedicação, há 30 anos promovendo ações esportivas em Tarauacá e há 13 anos o campeonato de futsal, conhecido como Rachão.


Foi protocolado o pedido de indicação nº 049/2019 para que a Energisa realize o projeto Nossa Energia no município, promovendo palestras educativas, cadastrando usuários na tarifa social e realizar ações de promoção e conscientização para mudança de hábitos quanto ao uso consciente da energia, visto os aumentos excessivos nas contas, após a privatização do Sistema.


Ainda no pequeno expediente, os parlamentares realizaram o reconhecimento aos trabalhos realizados pelo quadro funcional da Câmara de Vereadores, rendendo aos servidores uma singela homenagem e a entrega de certificados.

Grande Expediente

Dado início ao grande expediente, o primeiro orador inscrito foi o vereador Ezi Aragão.


Vereador Ezi Aragão, fez uso da palavra para agradecer a todos os presentes pelo carinho, manifestações positivas e felicitações pela passagem do seu aniversário.


O parlamentar também aproveitou a oportunidade para parabenizar a gestão do presidente Vereador José Gomes (Raquel) pelo trabalho realizado, especialmente pela reforma e ampliação do parlamento e lembrou da sua gestão como presidente, que realizou o concurso público para contratação de servidores para o poder legislativo municipal de Tarauacá.


Cada vereador, que senta na cadeira de presidente faz o seu melhor e deixa um legado, o meu foi o concurso público desta casa, hoje, vejo nosso trabalho fortalecido graças a esses servidores, pontuou Ezi Aragão.


O Vereador Lauro Benigno (PC do B) parabenizou o presidente pela homenagem realizada em prol dos servidores da casa legislativa, e estendeu em sua fala, votos de sucesso a todos os servidores públicos da casa e do Brasil.


Lauro fez questão de agradecer os servidores pelos excelentes serviços prestados e engrandeceu os trabalhadores, afirmando que eles fazem parte de um seleto grupo com uma causa nobre e importantíssima, de servir as pessoas.


O vereador também fez menção a posse dos 59 professores aprovados no concurso público nº 001/2019, destacando, que os professores empossados irão compor o quadro de efetivos da rede municipal de ensino de Tarauacá na zona rural do 1º ao 5º ano, uma luta do SINTEAC/Tarauacá, para realização desse concurso pela Prefeitura Municipal.


Também deu sua opinião sobre a reforma da previdência, diz que ela é necessária para equilibrar as contas públicas, por falhas em governos anteriores, devido ao mal planejamento, mas diz que deve ser bem discutida, é contra retirar direitos dos servidores, classificando a conduta como um pacote de maldades. Informou que se a proposta prosperar, ou seja, retirar benefícios dos profissionais da educação, mobilizará o SINTEAC para paralisar as atividades escolares, realizarem manifestações, enfim, tudo que puder ser feito, para que as autoridades mantenham os direitos da classe trabalhadora,


O presidente da Casa Legislativa, vereador José Gomes "Raquel", também discursou.

"Quero parabenizar todos os nossos servidores, homens e mulheres, que trabalham com afinco, coragem, determinação, zê-lo, carinho, para que juntos, possamos melhorar a vida da nossa população, num lindo espírito conjunto de servir. Vocês são minha segunda família, 1/3 do nosso tempo estamos juntos, lutando pela qualidade de vida do nosso povo, vocês só fazem o bem, obrigado servidores, obrigado amigos".

O vereador também fez menção ao concurso realizado pela Prefeitura da Cidade, parabenizou os professores aprovados e desejou sucesso, que eles possam levar educação as crianças da zona rural. Informou que está feliz por ter feito parte desse processo, ao assumir a prefeitura de tarauacá, em exercício, assinando um acordo com o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por não aceitar mais a contratação de professores provisórios. Explicou que o concurso foi fruto de irregularidades de processos seletivos e um termo de ajuste de conduta (TAC) da gestão da Marilete Vitorino. O vereador também fez crítica a morosidade da equipe da Prefeitura, em resolver os problemas de processos licitatórios embargados. Diz que é necessário as autoridades do poder executivo tomarem a frente da questão e ir resolver, destravar, e iniciar os projetos e obras em prol da população, que clamam por melhorias.


Em seguida, o Vereador Nasso Kashinawá, agradeceu os servidores públicos pela data comemorativa ao seu dia (28/10), destacando a excelência dos serviços prestados e na construção de uma cidade mais consciente dos seus direitos e deveres.


Criticou o cenário político nacional, contestando as ações e declarações do presidente Jair Messias Bolsonaro, e seus filhos, ainda sobre os assuntos indígenas e a floresta amazônica. Diz estar preocupado, visto que o governo, não é claro em suas políticas e comunicações, só incitando o ódio, revolta e fim de direitos garantidos com muito esforço pelo povo e trabalhadores. Criticou também o governo do estado e municipal, alegando falta de sintonia entre os poderes executivo, falta de investimento no município.


Por fim, agradeceu o deputado federal Jesus Sérgio, pelas emendas destinadas ao município e a Igreja Assembleia de Deus pelos trabalhos de apoio a população taracauense.


O Vereador Carlos Tadeu, prestou contas da agenda que participou na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (ALEAC) sobre o ICMS.

O parlamentar esteve acompanhando o debate do projeto de lei nº 113/2019 de autoria do poder executivo estadual, sobre os critérios de distribuição da parcela do ICMS pertencente aos municípios. a distribuição do ICMS.


Em sua análise, é lamentável a falta de interesse do governo municipal taracauense, vez que, não havia nenhum representante do poder executivo municipal presente. De acordo com o parlamentar, os prefeitos vieram defender o interesse dos seus municípios, trouxeram seu Secretário de Finanças e Contador, afim de não ficarem prejudicados na nova distribuição do imposto, que hoje, é responsável por uma boa parcela de recursos do município.


Sobre terras, o parlamentar lembrou que esteve em agenda no INCRA cobrando a regularização do PA Tarauacá e Taquari. Se disse surpreso e triste frente a demarcação de áreas/bairro para atuação dos vereadores, afirmando que seu mandato é em prol de todos, no fim de sua fala, cobrou melhoria dos serviços públicos das autoridades do poder executivo municipal e estadual.


Ordem do Dia

Sem matéria.


Considerações Finais

Não houve inscritos.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page