50ª Sessão Ordinária, 13 de novembro de 2019

Os vereadores de Tarauacá, se reuniram nesta quarta (13) para a 50ª sessão ordinária, na sede do Sinteac/Tarauacá, que está servindo os parlamentares, como plenário, enquanto a Câmara passa por uma reforma e ampliação.

Presente nesta sessão os vereadores: José Gomes (Presidente), Janaína Furtado, Lauro Benigno, Carlos Tadeu, Radamés e Valdorzinho do Ó (Líder da Prefeita).

Os vereadores Antônio Araújo "Príncipe", Neirimar Cornélio "Veínha" e Francisco Silva (Nasso Kashinawa) não estiveram presentes, pois cumprem agenda de trabalho e reivindicações no município de Rio Branco, AC.

Pequeno Expediente

Lido a ata da 49ª sessão ordinária de 05 de novembro de 2019, aprovada pelos parlamentares.

Ordem do Dia

Não houve

Grande Expediente

Aberto o trabalho do grande expediente, o presidente colocou em apreciação os 02 (dois) projetos de lei nº 026/2019 (dispõe sobre o ensino de noções básicas da Lei Maria da Penha no âmbito das escolas municipais do ensino fundamental do município de Tarauacá) e 027/2019 (Autoriza o poder executivo municipal a conceder abono excepcional aos servidores em efetivo exercício na rede municipal de ensino do município de Tarauacá, no exercício de 2019), de autoria do poder executivo, que foram aprovados por unanimidade dos presentes.

Vereadores que usaram a tribuna

O vereador Lauro Benigno (PC do B) fez uso da tribuna, e fez menção direta a PEC (Proposta de Emenda a Constituição) sobre a reforma da previdência acreana. Diz que há mobilização dos Sindicatos e de alguns deputados, como Jenilson Leite e outros, para não deixar que essa matéria prospere, uma vez que prejudica a vida dos servidores, tirando a 6ª parte e licença prêmio dos funcionários públicos.

Lauro ainda agradeceu os trabalhadores que compareceram no movimento realizado pelo SINTEAC de Tarauacá, que deliberaram uma greve para o próximo dia 26 de novembro, caso a proposta da categoria não seja aceita, e ainda, não havendo avanço nas negociações em prol da categoria ameaçou não iniciarem o ano letivo de 2020, afim de chamar a atenção das autoridades, concedendo o reajuste e benefícios que a categoria solicitada.

Comunicou aos presentes que esteve no ramal do Cachoeira participando de um evento espiritual, e se surpreendeu com o péssimo estado do ramal , que até o momento não houve nenhum serviço de manutenção pela prefeitura, e que em breve, enviará uma indicação ou pedido de providência para que o município providencie serviços para garantir a trafegabilidade do local.

Criticou novamente que o assunto dengue ainda não está sendo tratado a sério pelo poder executivo, que é necessário ações, campanhas de combate e prevenção, afim de eliminar focos e incidências no município.