Concessão florestal é tema de audiência pública em Tarauacá

Uma audiência pública foi realizada nesta quinta-feira (12) para debater o processo de concessão do Complexo de Florestas do Rio Gregório, em Tarauacá.

Presente o presidente da Câmara Municipal de Taraucá, vereador José Gomes (Raquel) e os vereadores Lauro Benigno, Francisco Silva (Nasso Kashinawa), Neirmar Cornélio (Veinha).

A região abrange uma área de cerca de 238 mil hectare e compreende as florestas do Rio Gregório, do Mogno e do Rio Liberdade. A proposta de edital, lançada pela Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema) apresenta três unidades de manejo florestal. O manejo florestal sustentável fica permitida pelo período de 40 anos.

“A primeira etapa é fazermos as audiências públicas, passar pelos conselhos das florestas a proposta do edital. Os critérios são técnicos, que tiver as melhores técnicas, os melhores métodos e econômicos, o melhor preço, pois será concedida a uma empresa ou consórcio para utilizar o recurso através de manejo florestal sustentável”, enfatizou o coordenador da Sema Kelison.

A ideia é que o local possa ser utilizado para fins econômicos em um sistema de rodízio, o que, segundo a pasta, permitiria a produção contínua e sustentável da madeira. Além da consulta pública, a pasta vai realizar três audiências para apresentação e discussão da proposta. A previsão é que o edital de concessão seja lançado no início de 2020.

De acordo com o presidente da Câmara, é importante a participação dos parlamentares no debate de um tema tão importante para o estado e para o município que será diretamente impactado.

"É importante a nossa participação para discutir essa questão ambiental que já vêm sendo implementada a mais de 3 anos, para que o edital que será lançado em 2020 de fato movimente a nossa economia e também proteja nossa floresta".