top of page
  • Foto do escritorCâmara de Tarauacá

Parlamentares de Tarauacá participam de audiência com deputados da Comissão de Saúde da ALEAC



Os vereadores José Gomes "Raquel" (presidente da Câmara), Antônio Araújo "Príncipe" (vice-presidente da Câmara), Neirimar Cornélio (2ª secretária), Carlos Tadeu, Diógenes "Dólar", Janaína Furtado, Lauro Benigno, Valdor do Ó (Líder da prefeita) e Ezir Aragão, permanece em agenda em prol da saúde de Tarauacá e da região do tarauacá/envira, pela frente da defesa criada para este fim.



Nesta quarta (27) os vereadores participaram de uma agenda na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (ALEAC) com deputados estaduais, membros da Comissão de Saúde e também do deputado estadual Jonas Lima, com o Secretário da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Alisson Bestene.



A agenda foi bem intensam com fala de vereadores dos 3 (três) municípios da região tarauacá/envira, a saber: Taraucá, Feijó e Jordão. Os parlamentares ontem (26) já haviam sido recebidos pelo Governador do Estado, Gladson Cameli, e hoje (27), estão reunidos na Assembleia com os Deputados Estaduais.



Na casa dos vereadores foram recebidos pelo presidente da comissão de saúde, deputado Bestene e pelos deputados Jenilson Leite, Edvaldo Magalhães e Jonas Lima, que fizeram um discurso no sentido de apoio as propostas da frente em defesa da regional tarauacá/envira. Os vereadores de Tarauacá, fizeram várias falas, defendendo suas reivindicaçõesm em prol do município.

Vereador José Gomes de Souza (Raquel)
Vereador José Gomes de Souza (Raquel)

O presidente da Câmara, vereador Raquel, abriu seu discurso pedindo aos deputados para não olhar para o passado e sim para o presente e futuro, como ele tem feito em sua gestão a frente da Câmara de Tarauacá. que os deputados estaduais possam ajudar o povo dos municípios do interior. Reivindicou que seja dada atenção a saúde pública, para que o povo viva mais tempo, e usufrua do melhor dessa terra, e clamou aos deputados "ajude-nos, ajude nossa gente, nosso povo, precisamos resolver o problema da saúde dos municípios da nossa região, que está na UTI". Também reforçou a criação da frente em defesa da regional tarauacá/envira, composta de 31 (trinta e um) vereadores, sendo 11 (onze) de Tarauacá, 11 (onze) de Feijó e 9 (nove) de Jordão.


Vereadora Janaína Furtado
Vereadora Janaína Furtado

A vereadora Janaína Furtado, sugeriu que os deputados da comissão de saúde da ALEAC juntamente com o Secretário Alisson Bestene (Sesacre), façam uma aliança com os prefeitos e gestores de saúde, para definirem as atribuições entre os prefeitos e o governo do estado na saúde, pois por percepção ainda há dúvidas, principalemnte na hora que os vereadores vão reivindicar sempre tem isso é obrigação do estado, vai no estado diz é atribuição da prefeitura, e assim vai, mas quem sofre é o povo. A parlamentar também repudiou a necessidade das mulheres taracauense terem de vir a rio branco para conseguir uma consulta com ginecologista.


Vereador Lauro Benigno
Vereador Lauro Benigno

O vereador Lauro Benigno destacou o desespero do povo da regional (Tarauacá/Feijó/Jordão) pela ausência de materiais básicos e remédios na saúde. Disse que vivenciou que em tarauacá recentemente, estava sem lâminas para realizar o exame de raio-x, exame básico para constar uma lesão ou fratura no paciente e ainda repudiou que o TFD não funciona adequadamente, que tem sido vetado para pessoas, mas conseguiram um avião para transportar um gato do mato, declarou o absurdo. Reforçou que ações emergenciais devem ser realizados com ações de combate a dengue, pois o município está com alto índice da doença, e pediu socorro dos deputados e do secretário da Sesacre para resolver a situação.


Vereador Valdor do Ó
Vereador Valdor do Ó

O vereador Valdor do Ó, autor e proponente da realização da audiência para que os 3 (três) municípios da regional tarauacá/envira se reunisse para discutir o assunto e juntos reivindicassem as melhorias na saúde, destacou que, o objetivo é conseguir as melhorias para saúde pública. O parlamentar usou uma figura de linguagem para demonstrar porque é necessário a união entre os municípios e defender as pautas em conjunto, já que são em comum em todas as cidades, afirmando que não é possível fazer uma política da "farinha pouca meu pirão primeiro", todos precisam ser atendidos para levar o melhor para o seu povo, sua gente. E a união da frente composta pelos municípios precisa do respaldo e apoio dos deputados, para conseguir alcançar seu objetivo. Por fim reivindicou que o secretário conceda mais médicos, anestesista, remédios e materiais para Tarauacá.


Vereador Carlos Tadeu
Vereador Carlos Tadeu

O vereador Carlos Tadeu, criticou o abandono de ações de prevenção a dengue e malária em Tarauacá, alegando que hoje existe quase três mil casos de dengue em Tarauacá. Segundo o parlamentar o que está faltando é gestão, de acordo com ele, problema em todos os lugares tem, mas o importante é que as autoridades queiram resolver os problemas, com zelo, atenção e carinho, e não deixar eles maximizarem, como a prefeitura deixou acontecer em Tarauacá.


Vereador Antônio Araújo - Príncipe (Esq. p/direita: Diógenes, Príncipe, Carlos)
Vereador Antônio Araújo - Príncipe (Esq. p/direita: Diógenes, Príncipe, Carlos)

O vereador Príncipe, disse que há necessidade das autoridades da área de saúde de ouvir os servidores tanto estadual e municipal, que estão dentro dos hospitais nos municípios, para saber o que falta de material de consumo, equipamentos, remédios, estrutura dos prédios entre outros, e também, ações de humanização da saúde e ações em prol dos servidores que estão cansados e sobrecarregados, devido aos inúmeros atendimentos que são desgastante, principalmente quando eles precisam se virar para garantir atendimento ao paciente sem ter material adequado.


Por fim, os vereadores taraucaenses julgaram as pautas com o governador Gladson Cameli de ontem (26) e de hoje na ALEAC com os deputados estaduais da Comissão de Saúde realizada hoje (27) como positivas, esperançosos com dia melhores para o município, e de forma unânime, aguardam a presença do governador e do secretário em breve, para acompanhar de perto a realidade e levarem soluções, para as reivinciações apontadas.


Galeria de Fotos


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page